Treinamento para publicação de conteúdo no site seu-site.caritas.org.br

WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web.

Recomendação de uso de navegador: Mozilla Firefox, sempre atualizado.

1. Para acessar o painel do WordPress entre no endereço: seu-site.caritas.org.br.

DICA 1: adicione aos Favoritos os endereços mais utilizados por você, pois isso torna o seu próximo acesso mais rápido e prático. Tecla de atalho: Ctrl + D.

O endereço de site mencionado acima é a área de testes criada para treinamento de usuários, permitindo-os conhecer o ambiente do WordPress que foi personalizado para a Cáritas Brasileira, e suas regionais. Em seguida, clique no login que se encontra no rodapé desse site. Você será redirecionado para a página do WordPress da Cáritas Brasileira. (Vide dica 1). Entre com seu usuário e senha.

2. A senha é de uso pessoal e intransferível. Para alterá-la clique em: usuários <  nome do seu usuário: editar < sobre você < nova senha < atualizar perfil.

3. Iniciando as publicações - Na lateral esquerda da página do WordPress, posicione o cursor sobre a palavra Posts < clique em adicionar novo.

Os exemplos de matérias a serem publicadas no ambiente de treinamento podem ser retirados do site especial.caritas.org.br. (Vide dica 1). Ao acessá-lo, partiremos das matérias mais simples para as mais complexas.

DICA 2: toda matéria retirada de sites de notícias e afins deve ter a sua formatação quebrada. Para isso, cole-as no Bloco de Notas, inclusive o título, antes de inseri-la no campo das postagens.

3.1. Matéria sem foto – é uma matéria simples e que não contém nenhuma foto, seja na home do site ou dentro da matéria em questão.

Passo 1 - Selecione o título da matéria < Ctrl + C < abra o Bloco de Notas < Ctrl + V < selecione-o novamente, copie e cole-o no campo destinado a títulos no WordPress.

Passo 2 - Agora, você deve selecionar toda a matéria a ser postada. Siga o Passo 1 e, dentro do ambiente do WordPress, cole-a no campo abaixo dos botões de formatação.

Passo 3 - A matéria está quase pronta para ser publicada. Falta formatá-la conforme a original. Para isso, você pode utilizar os botões oferecidos pelo sistema:

DICA 3: verifique se o botão  está ativado. Ele mostra opções extras de formatação.

Passo 4 - Após postar a matéria e deixá-la pronta para publicação, é importante preenchermos alguns campos apresentados pelo WordPress.

insira novamente o título da matéria em questão.

é um resumo da matéria a ser publicada.

Insira as palavras-chave do texto. Elas auxiliarão nas buscas do Google além de apresentar as notícias que contêm tais palavras.

Para as publicações usuais, marque a opção Padrão.

As categorias e as subcategorias ajudam a organizar as postagens. Por exemplo: categoria – economia. Subcategoria – economia brasileira, economia mundial e etc. Elas variam conforme o tipo de assunto tratado na matéria a ser publicada.

Para excluir uma categoria/subcategoria: lateral esquerda da página do WordPress < clique em categorias < selecione as opções que serão excluídas < clique no botão ações em massa: excluir < aplicar.

Passo 5

Concluindo o Passo 4, podemos, enfim, publicar a matéria. Se achar necessário, você pode salvá-la como rascunho para publicá-la posteriormente, visualizar como a matéria aparecerá no site oficial ou, simplesmente, publicá-la imediatamente.

DICA 4: assim que essa essa etapa for realizada, atualize sempre o site em que a matéria aparecerá.

OBSERVAÇÃO 1: para que as matérias fiquem organizadas lado a lado no site, sem ‘buracos’, publique-as em pares, isto é, coloque matérias sem foto na mesma data e hora, matérias com foto também e etc.

Passo 6 – No decorrer da leitura podem surgir comentários acerca do assunto exposto. Cabe a você aceitá-los ou não. Ao aceitar, tais comentários serão vistos por todos os que acessarem a matéria no site.

3.2. Matéria com foto - siga todos os passos expostos no item 3.1 e acrescente ao Passo 2:

Passo 2.1 – algumas matérias podem trazer sua própria foto ou você pode encontrar gravuras relacionadas ao assunto da matéria desta forma: entre no site do Google < clique em imagens < digite um nome/frase para encontrar a foto adequada < pesquisar < escolha a gravura desejada.

DICA 5 - a foto deve ser salva em .jpg, na área de trabalho do seu computador e no tamanho de 600 pixels para as postagens que não são destaques, mas cujas gravuras aparecem na home. 800 pixels para os destaques com foto que aparecem no topo do site. Para as fotos que aparecem apenas dentro da matéria, você pode postá-las em qualquer tamanho inferior ou igual a 600 pixels.

Para postar a foto já salva no seu desktop, proceda assim:

 

Ao clicar nessa última opção, a foto aparecerá apenas dentro da matéria. É possível formatar tal foto, se necessário.

Já para inserir foto na home do site, seja no topo como Destaque ou apenas na home, proceda assim:

Agora, para que a foto apareça na home do site, clique em Usar como imagem destacada, mantendo o tamanho de 600 pixels.

 E, por fim, para que apareça no topo da home, além desses procedimentos, lembre-se de que ela deverá ter o tamanho de 800 pixels e, ainda:

SEMPRE escreva neste campo a palavra Destaque.

OBSERVAÇÃO 2: caso você publique uma matéria em uma hora X e surge outra que deveria ter sido publicada antes, basta alterar os horários para que ambas se adequem à sua necessidade.

No related posts.