Animados pela Campanha da Evangelização no Nordeste e provocados pela Campanha da Fraternidade 2013, que se aproxima trazendo o tema “Fraternidade e Juventude”, o Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ) da Cáritas Brasileira Nordeste 2 promoveu o I Seminário sobre Juventudes na perspectiva da articulação da Rede de Juventudes de Palmeira dos Índios, em Alagoas, para a defesa, promoção dos direitos da juventude e acesso a políticas públicas que permitam a juventude viver abundantemente. O encontro foi realizado no último dia 8 de dezembro, no Salão Dom Bosco em Palmeira dos Índios.

O evento buscou identificar os espaços ocupados e os desafios enfrentados pela juventude em Palmeira dos Índios, de modo a construir uma rede na qual todos os espaços possam contribuir para a conquista de políticas que garantam à juventude as oportunidades necessárias para seu crescimento, intelectual, social e místico/espiritual.

Balizados pelas reflexões e debates, o coletivo afirmou a importância da criação de um espaço no qual os anseios e os desafios possam ser postos sobre a mesa e pelos jovens, acompanhados por assessorias, possam discutir e provocar a ação dos poderes constituídos na promoção do bem – comum. A rede recebeu o nome Rede de Juventudes de Palmeira dos Índios – REJUPÍ, reunindo-se mensalmente de forma itinerante nos espaços onde estão os jovens como mantendo as articulações pelas redes sociais.

por Jefferson Souza Farias da Costa, da Cáritas Brasileira NE 2 e articulador do PIAJ em Palmeira dos Índios

No related posts.