Tempo nublado com possibilidades de pancadas de chuva isoladas em algumas áreas. Esta é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para os próximos dias em Pernambuco. Em outras palavras, a seca no sertão do Estado poderá ser amenizada, mas está longe do fim.

Pensando nesta realidade, a Campanha “Tem Gente Com Sede de Solidariedade”, divulgada oficialmente em dezembro de 2012 continua. A finalidade agora é a arrecadação de recursos financeiros para a construção de reservatórios de água para consumo humano e produção de alimentos.

A Campanha é uma iniciativa da Cáritas Brasileira Nordeste 2, que está responsável pela gestão dos recursos, e conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Centro Sabiá, Paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, grupos de voluntários e as Pastorais Sociais da CNBB Nordeste 2.

Na primeira fase da ação, as doações financeiras poderão ser feitas através de Conta no Banco do Brasil: Agência: 3505-X / Conta Corrente: 43879-0, prioritariamente durante janeiro de 2013. Após essa etapa, terá início a execução das obras, previstas para março, abril e maio de 2013.

“É importante mobilizar a sociedade não somente para as questões emergenciais, mas investir em ações estruturantes que garantam a permanência do homem e da mulher do campo a partir, não mais do combate à seca, mas também da convivência com o semiárido”, explicou o secretário da Cáritas Nordeste 2, Pe. Jandeilson Alencar.

O critério para escolha dos municípios beneficiados se dará a partir da identificação daqueles onde a situação está mais grave e a necessidade é extrema.

Emergência

Antes do lançamento da iniciativa, 12 municípios pernambucanos que estão sofrendo com os efeitos da seca já foram beneficiados, em caráter emergencial, com a entrega de água mineral. Entre os municípios contemplados estão: Caruaru, Ibimirim, Itaiba, Águas Belas, Buíque, Sertânia, Manari e Ibirajuba. A Campanha “Tem Gente Com Sede de Solidariedade” foi divulgada oficialmente no dia 15 de dezembro de 2012 pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Parque da Jaqueira, em Recife.

Serviço:

Doações para Campanha “Tem Gente Com Sede de Solidariedade”

Banco do Brasil: Agência: 3505-X

Conta Corrente: 43879-0

Outras informações: escritório Cáritas NE2 (81) 3231-3435

 

Por Danúsia Dias e Manuela Paixão – Assessoria de Comunicação Cáritas NE2.

No related posts.