A Diocese de Pesqueira realizou o curso “Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa)”, do Programa Pernambuco Mais Produtivo. A atividade aconteceu nos dias 5 e 6 de março, na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Nova Esperança, em Belo Jardim (PE).

O curso é destinado às famílias beneficiadas com a construção de cisternas calçadão do Programa Pernambuco Mais Produtivo, e tem como proposta levar aos agricultores e agricultoras informação sobre novas técnicas de facilitação do processo de cultivo de plantas, hortaliças e criação de animais. Cerca de 37 beneficiários participaram do curso.

O instrutor do curso de Gapa, Aldo Gustavo, ressalta os benefícios do Programa Pernambuco Mais Produtivo, que visa construir unidades familiares de infraestrutura hídrica, para produção de alimentos, através da implantação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, a exemplo das cisternas calçadão. “O papel da equipe é capacitar a comunidade para cuidar da melhor forma das cisternas”, disse.

Os cursos de Gapa estão previstos no cronograma de execução das ações do Programa Pernambuco Mais Produtivo. Após esta etapa inicial, os mesmos beneficiários irão participar do curso “Sistema de Irrigação Simplificado e Manejo de Água – SISMA”. A participação nesses cursos é um dos requisitos para o recebimento da cisterna calçadão. “A partir de agora todos vocês participantes serão fiscais do cuidado com as cisternas”, disse Devaldo Silva, técnico agrícola da Diocese de Pesqueira.

Devaldo é responsável por planejar e acompanhar o andamento dos cursos. Ele destaca a importância da participação da comunidade no processo de implantação das tecnologias sociais. “Quando há mais de uma voz, o pessoal escuta e, isso fortalece”, complementou.

Durante o curso são repassadas todas as orientações sobre as etapas de manutenção das cisternas calçadão, bem como as formas de tratamento da água. O objetivo é promover mais qualidade de vida às comunidades do campo.

Com informações da Cáritas Diocesana de Pesqueira

 

 

No related posts.