Integrantes da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, da Cáritas Diocesana de Pesqueira e agricultores beneficiários do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) participaram, entre os dias 28 e 30 de agosto, do Encontro Estadual da Articulação do Semiárido Pernambuco (ASA/PE). O evento foi realizado no Hotel Grande Rio, em Petrolina.

Com o tema “ASA/PE discutindo políticas públicas rumo à construção de um Semiárido digno e sustentável”, o encontro refletiu, a partir das experiências agroecológicas de agricultores/as, a conjuntura atual do Semiárido brasileiro com foco na construção de políticas públicas de convivência.

Além da participação dos agricultores/as das regiões Agreste e Sertão e das oganizações que integram a ASA/PE, o encontro também contou com a presença das comissões municipais, de representantes do Governo do Estado e autoridades locais.

Painéis, debates sobre o Plano de Convivência com o Semiárido da ASA e o carrossel de experiências formaram a programação do evento. Na ocasião, os participantes puderam conhecer experiências de soberania e segurança alimentar; auto-organização de mulheres; acesso a mercados e ecnomia popular solidária; Política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Educação contextualizada e combate à desertificação e mudanças climáticas.

Para a articuladora de campo Ávila Pontes, o evento alcançou o resultado esperado. “O encontro foi muito produtivo, porque tiveram linhas temáticas onde todos/as agricultores/as participaram e tiveram a oportunidade de trocar experiências. Eles/as têm propriedade para falar e reivindicar propostas, têm conhecimento do que estava acontecendo, são muito conscientes dos papéis e direitos de cada um. E tudo isso também é uma preocupação da ASA”, afirmou.

por Lidiane Santos, comunicadora popular do P1+2 e Cáritas Regional NE2

No related posts.