A Cáritas Regional Nordeste 2 é uma das mobilizadoras para criação da secretaria no município

A Prefeitura de Cacimbas, no Sertão da Paraíba, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê, entre outras ações, a criação da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. A apresentação da proposta aos vereadores aconteceu no dia 06 de outubro, com a presença do prefeito Geraldo Terto. Na ocasião, também foi entregue um documento com mais de 700 assinaturas de lideranças que referendam a iniciativa.

A lei ainda deve ser votada e, por isso, o projeto seguiu para a apreciação das comissões temáticas para ser adequado às exigências legais e, em seguida ser submetido à votação. De acordo com o articulador do programa de Economia Popular Solidárita na Paraíba, da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, José Anchieta de Assis, do grupo de vereadores que fizeram uso da palavra durante a cerimônia, inclusive os de oposição, manifestaram, antecipadamente o desejo de ver a secretaria criada ainda no ano 2013.

Na oportunidade, José de Anchieta, que participou da entrega do projeto de lei fez um resgate histórico das principais ações apoiadas pela Cáritas Regional Nordeste2 no município de Cacimbas, desde o ano de 1990 até hoje. Anchieta reforçou a importância estratégica dessa secretaria, como geradora de políticas específicas para a promoção e efetivação dos direitos dos jovens.

Iniciativa com foco na juventude: a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, através do Projeto Raízes, atua nos municípios paraibanos de Casserengue (Diocese de Guarabira), Cacimbas (Diocese de Patos) e Poço Dantas (Diocese de Cajazeiras). O Foco do trabalho realizado nesses municípios tem sido a juventude. As ações desenvolvidas buscam resgatar, articular e fortalecer o protagonismo juvenil, sobretudo entre os jovens da zona rural.

Durante o ano de 2013, foram desenvolvidas várias estratégias de sensibilização e mobilização social para a criação e funcionamento de secretarias municipais de juventude nos referidos municípios.

Clique no link abaixo e confira o folder:

Juventude unida e consciente constroem o futuro já no presente.

por Kilma Ferreira – assessora de comunicação Cáritas NE2 com informações de José Anchieta Assis, articulador do programa de Economia Popular Solidárita na Paraíba, da Cáritas NE2.

 

No related posts.