O quinto parágrafo da Declaração Universal dos Direitos da Água prevê que “o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a terra”. Parece contraditório, mas o Semiárido brasileiro apresenta um déficit hídrico, e isso não é por falta de água, é a região mais chuvosa do planeta. A média pluviométrica vai de 200 mm a 800 mm anuais. Porém, as chuvas são irregulares no tempo e no espaço. Isso significa que as famílias precisam se preparar para a chegada da chuva. Criar a cultura do estoque d’água para tocar a vida com dignidade nas suas comunidades rurais.

É nesse sentido que a Cáritas Diocesana de Pesqueira promove a Semana da Água para levar o debate e a conscientização do acesso e da democratização da água como um bem público a todas as famílias agricultoras do Agreste pernambucano, entre os dias 16 a 29 deste mês. Uma série de atividades está sendo programada para evidenciar esse momento com a população em diversos municípios da região, como rodas de conversas, inaugurações de cisternas de placas e premiação de um concurso de redação com escolas públicas.

“O acesso à água gera transformações profundas na vida das famílias agricultoras por meio do acesso de várias tecnologias sociais, como as cisternas calçadão, tanque de pedra, barraginhas, barragem subterrânea e tantas outas. Essas ações vêm diminuindo a incidência de doenças e reorganizando as relações familiares, liberando mulheres e crianças para outras atividades. Além disso, permite a diversificação da produção, garantindo a segurança alimentar, e liberta a família da dependência política dos carros-pipa, despertando-a para cidadania e para a organização comunitária”, enfatiza a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira e Coordenadora Executiva da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), Neilda Pereira.

Semana da Água – É realizada pela Cáritas Diocesana de Pesqueira em alusão e celebração ao Dia Mundial da Água, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

PROGRAMAÇÃO

 Dia: 16/03

Abertura da Semana da Água

Local: Comunidade Papagaio – Pesqueira/PE

Dia: 18/03

Roda de Conversa

Local: Sitio Sobral – Jataúba/PE

Dia: 22/03

Inauguração Cisternas de Placas

Local: Sitio Belamente Câmara – Garanhuns/PE

Dia: 28/03

Premiação do Concurso Redação com as escolas municipais

Local: Pesqueira/PE

Dia: 29/03

Inauguração Cisternas de Calçadão

Local: Sito Cova dos caboclos – Sanharó/PE

por Daniel Ferreira – Assessoria Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

Foto: Maíra Gamarra

 

 

No related posts.