Nos dias 22 e 23 de maio, será realizado o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

O evento será promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, e terá o apoio da União Europeia (Projeto Diálogos Setoriais União Europeia/Brasil) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A abertura ocorre às 18h do dia 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília e o restante do evento acontece no âmbito da Arena da Participação Social.

Este seminário terá como objetivo estimular o debate sobre ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações da sociedade civil e suas relações de parceria com o Estado, ampliando o conhecimento sobre a agenda. Estarão presentes especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de realizar um balanço da agenda do Marco Regulatório e dialogar sobre perspectivas para os próximos anos.

Entre os temas debatidos estão a relação da sociedade civil organizada com o Estado, a sustentabilidade econômica das organizações e os modelos de certificação. No grupo de palestrantes estão o economista e professor da PUC-SP, Ladislaw Dowbor; a educadora e diretora da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Vera Masagão; o economista e secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer; o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto; o gerente de projetos do Banco Mundial, Roberto Senderowitsch; e a vice-presidente do International Center for Not-for-Profit Law (ICNL), Nilda Bullain.

Serão realizadas oficinas, um estande de tira-dúvidas e a Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil, que envolverá hackers, designers, pesquisadores na criação de aplicativos e soluções tecnológicas sobre o universo das organizações da sociedade civil e irá ampliar o conhecimento sobre a sua importância.

Também estarão presentes pesquisadores, gestores públicos e observatórios de políticas públicas na atividade Pensando as Organizações da Sociedade Civil: a formação de uma rede de pesquisa. A articulação para a criação da rede irá promover o mapeamento e a reflexão crítica sobre a produção de conhecimento atual relacionada ao tema. Estarão em discussão os estudos relacionados Marco Regulatório das Organizações da Sociedade bem como a importância da sociedade civil organizada relevante da participação social. A atividade buscará construir uma agenda comum entre os participantes e identificar temas de interesse que subsidiem o fomento a pesquisas futuras.

A Cáritas Brasileira é uma das entidades que promotoras dessa mobilização e que faz parte da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

Serviço:

II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Quando: 21 a 23 de maio de 2014

Onde: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Brasília.

Mais informações: www.participa.br/osc

No related posts.