No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação que vai à mesa da população

Chamado de camponês, homem do campo, lavrador e tantas outras definições, o trabalho do agricultor é primordial para a sociedade, pois ele produz o alimento que partilhamos. No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação que vai à mesa da população. Fora do país não é diferente, ela também tem uma grande importância na alimentação da população do mundo. Seguindo esse raciocínio, a Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e erradicação da pobreza no mundo, decidiu que 2014 será celebrado o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), e, a Cáritas Diocesana de Pesqueira no dia 25 de julho promoverá um grande evento em comemoração a data.

Com o objetivo é conscientizar e sensibilizar a sociedade diante àqueles que não são reconhecidos e nem tampouco considerados como a principal mão de obra da nação. O evento pretende mobilizar 2 mil agricultores para juntos caminharem pelas ruas da cidade de Pesqueira, carregando consigo os seus principais pertences, chapéu de palha, enxada e sementes.

“Devemos entender a importância do alimento em nossa mesa, quem o traz, e principalmente de que forma ele chega até nós. São questões como ser orgânico, agroecológico e saudável, que nós enquanto Cáritas devemos lançar um olhar para além das cisternas. Devemos ter um olhar de construção da cidadania, e nada mais justo que comemorar este dia com os agricultores e para os agricultores”, declarou Santina Tereza, tesoureira da Cáritas.

Na programação teremos uma caminhada pelas ruas da cidade, apresentações culturais,feira agroecológica solidária, relato de experiências de agricultores, Celebração daPalavra , e alimentação partilhada.

Serviço:

Caminhada Dia do Agricultor

Concentração: Catedral de Santa Águeda–Centro – Pesqueira

Horário: 8h

Confira a programação: clique aqui

Clique no link e assista vídeo com agricultor:

https://www.youtube.com/watch?v=6okv9hHaHDk

por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

 

No related posts.