Grafite, celebrações e caminhada pelas ruas do bairro Lagoa integram a programação do encontro das Juventudes no bairro Laguna em Belo Horizonte (MG)

 

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Paróquia São Gaspar Bertoni no bairro Lagoa, em Belo Horizonte (MG) vai receber aproximadamente 50 jovens de vários estados brasileiros e também da Costa Rica para um encontro das Juventudes. Além de Minas Gerais, estarão presentes no encontro, jovens com idade entre 15 e 29 anos dos Estados do Paraná, Ceará, Piauí, Brasília, Pernambuco e Alagoas. O encontro também contará com participação das pastorais e movimentos sociais da Paróquia São Gaspar Bertoni.

 O evento está sendo organizado pela Paróquia São Gaspar Bertoni e pela Cáritas Regional Minas Gerais – entidade de atuação social ligada à Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB)- e pretende ser um espaço de intercâmbio experiências, potencializar a participação dos jovens nos espaços, bem como refletir sobre as realidades de violência contra as juventudes. O encontro ainda é motivado pelo Dia Internacional da Juventude, celebrado nessa semana, e pela Campanha Mundial da Cáritas “Uma Família humana: pão e justiça para todas as pessoas”.

Com o tema: “Partilhar o Pão para que as Juventudes tenham Vida”, os jovens participarão de momentos de formação, análise da conjuntura política, social e pastoral, além de intercâmbios de experiências. Dentro das atividades do encontro, o grupo participará de uma caminhada nas ruas do bairro Lagoa, grafitagem em um muro escolhido pela comunidade, celebrações dentre outros.

Para Leon Patrick, assessor que acompanha as ações com a juventude na Cáritas Regional Minas Gerais, o encontro será um momento de fortalecer a articulação com os jovens. “Estamos realizando esse encontro um ano após nos encontrarmos durante a Semana Missionária e a JMJ 2013. Será um tempo de celebrar nossas vidas e nosso compromisso com essa grande família humana, fortalecendo a articulação com os jovens da Cáritas e o trabalho com as juventudes da Paróquia São Gaspar Bertoni”, comenta.

Sobre a Cáritas: A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. A Cáritas está presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Minas Gerais, a entidade está presente nas Dioceses e arquidioceses de Araçuai, Itabira, Governador Valadares, Januária, Montes Claros, Almenara, Diamantina, Juiz de Fora, Paracatu, São João Del Rey e Leopoldina. Em Belo Horizonte, está organizada a Cáritas Regional Minas Gerais no bairro Caiçara.

Outras informações: Leon Patrick – Assessor do Programa Infância, Adolescência e Juventude da Cáritas MG – e-mail: leon@caritas.org.br – Telefone: 31-9325-3393 facebook.com/caritasmg – #JuventudesVemPraCá

 por Regiane Ferreira, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais

No related posts.