No Dia da Pátria, 7 de setembro, acontece desde 1995, em todo o território nacional, um conjunto de manifestaçõespopulares carregadas de simbolismo que têm como objetivo chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social do povo brasileiro e fortalecer a organização, a mobilização e as lutas populares. Todas essas ações estão relacionadas aoGrito dos/as Excluídos/as.

Como é um espaço aberto a grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos, durante o Grito acontece diversas atividades, como: atos públicos, blocos na rua, romarias, caminhadas, teatro, música, dança, etc.

A Cáritas Brasileira é umas das articuladoras do Grito dos Excluídos e se faz presente em todos os Estados por meio de diferentes vozes, rostos e gestos.

Nesse ano, a 20ª edição do Grito dos Excluídos tem como lema: “Ocupar ruas e praças por liberdade de direitos” e dentre os clamores do movimento destacam-se a Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e a Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujo objetivo comum é mudar nosso sistema político e construir um Estado verdadeiramente democrático, que possibilite as mudanças estruturais necessárias ao País. Para isso, está ocorrendo, desde o dia 1º até 7 de setembro, a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, quando serão coletados os votos do Plebiscito Popular sobre a proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político e intensificada a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

Acompanhe o mapa nacional de todas as ações do Grito, atualizado diariamente, e venha participar e exercer o seu direito de “denunciar toda e qualquer injustiça cometida pelo sistema capitalista, irradiando a mensagem que as mudanças acontecerão com o povo em luta, ocupando praças e ruas por direitos e liberdade”.

Fontes: Jornal do Grito dos Excluídos- Abril 2014 e sites: http://www.gritodosexcluidos.org/

por Iasmin Santana, Assessora de Comunicação da Cáritas Regional NE3

Foto: Acervo da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios

No related posts.