Este ano, o Regional NE2 completou 20 anos, e como tema “20 Anos de Solidariedade Transformando Vidas”, celebrou nos dias 14 e 15 de novembro, em Recife este momento histórico e festivo.

O Regional Nordeste 2, é composto pelo estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas e possui 16 Entidades Membro.

As atividades começaram na sexta-feira (14) com a chegada das Entidades Membros, e uma recepção de boas-vidas. Como abertura das Comemorações dos 20 anos, um espaço para exposição fotográfica e comercialização dos produtos da Economia Popular Solidária foi montada para receber os participantes, em seguida uma mística em memória dos que contribuíram com a história dos 20 anos, emocionou a todos por lembrar de nomes importantes que passaram pelo Regional NE2.

Para iniciar as comemorações uma mesa de abertura foi composta pela diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, Bispo emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival Saraiva, Ângelo Zanré, Secretário da Cáritas NE2, Kilza Maria, representante do Conselho das Entidades Membros, Dom Eraldo, Bispo referencial da Cáritas NE2, do município de Patos e o Secretário da Agricultura e Reforma Agrária do estado de Pernambuco, Aldo Santos.

 ”Ser Cáritas é ser um amor em movimento, é ir ao encontro do outro, é nos doar. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 cumpriu isso. Que vocês continuem construindo essa história bonita e que, portanto, possamos celebrar muitas vezes esse aniversário.” declarou Maria Cristina , diretora executiva nacional da Cáritas.

 Como ponto alto da noite o lançamento da Campanha Mundial,Pão e Justiça para todas as pessoas,feito por Marcelo Lemos, assessor nacional de formação, e responsável pelo acompanhamento da Campanha Mundial apresentou que em 20 anos de solidariedade a Cáritas vem transformando muitas vidas.

 ” A mudança começa em nós. E esta história foi escrita por várias mãos. E a Cáritas tem ajudado e muito para que outros também percebam esta mudança em suas vidas.”, afirmou Marcelo.

 Como ponto alto do primeiro dia a mesa de diálogos mediada pela secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira,Neilda Pereira, trouxe como convidadas a economista e socióloga prof.ª Tânia Bacellar,e Membro do Conselho Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea),prof.ª Sônia Lucena, que debateram a fome e insegurança alimentar para uma alimentação adequada e saudável com enfoque no nordeste.

Um coquetel encerrou o primeiro dia de comemoração dos 20 anos.

Para o segundo dia uma celebração eucarística ministrada por Dom Eraldo, Bispo referencial da Cáritas NE2,iniciou a programação fazendo reflexão sobre a perseverança na oração, e nos objetivos ao longo da vida. Dando continuidade com a programação uma mesa de experiências apresentada pelas entidades membros, abordou diversos temas como Gestão de riscos e emergências; Catadores de materiais recicláveis; Infância, adolescência e juventude; Convivência Com o Semiárido;Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Popular Solidária.

Entre as experiências apresentadas, a Cáritas Diocesana de Pesqueira trouxe um pouco das experiências realizadas em Convivência com Semiárido. Já o Regional NE2, lançou o vídeo “Promovendo a Autonomia Alimentar das Famílias Acampadas e Pré-assentadas”, que retrata a experiência do Projeto Segurança Alimentar, Nutricional e Produtiva (PSAN-PE); Os agentes Cáritas do Rio Grande do Norte apresentaram experiências nas áreas da juventude, bem com o trabalho que vem sendo desenvolvido para articular grupos de catadores e catadoras de materiais recicláveis, e implementar a questão da coleta seletiva na região.

Ao final uma celebração de envio, seguido de almoço encerrou as comemorações.

Por Thaysa Sobral, Comunicadora Popular Diocese de Caruaru

Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

Foto: Cidicleiton Zumba

No related posts.