O mês de dezembro na Cáritas Brasileira teve início com a presença de bispos referenciais e Conselho Nacional reunidos no secretariado Nacional, em Brasília/DF, nos dias 1°, 02 e 03.

Durante o primeiro dia de atividades, membros de colegiadas regionais e nacional e bispos referenciais da Cáritas, de várias partes do país, realizaram trabalhos em grupo, plenária, apresentação da Campanha Mundial e uma celebração eucarística, encerrando com diálogo conjuntural.

Uma reunião da diretoria com coordenações colegiadas e bispos referenciais, durante a manhã, abriu o dia de atividades. Uma celebração eucarística foi comandada por Dom Flávio Giovenale, presidente da Cáritas Brasileira, ao final da tarde da segunda-feira, dia 1°, na capela do Instituto Bíblico de Brasília. À noite, os participantes do dia de trabalhos fizeram uma análise coletiva da conjuntura nacional pós-eleições. O momento foi assessorado por Luiz Cláudio Mandela, da colegiada nacional da Cáritas, Ricarte Almeida, secretário regional da Cáritas Maranhão e Daniel Saidel, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Fé da CNBB.

Responsabilidade da mídia, financiamento de campanhas, processo eleitoral, manifestações de ódio, corrupção e divisão de classes histórica no país foram algumas das abordagens do debate.

Na terça-feira (02), o dia começou com uma reflexão do depoimento do Papa Francisco, que aconteceu no encontro com representantes das Cáritas do mundo, onde ele diz que “a Cáritas é a carícia da Igreja a seu povo, a carícia da mãe Igreja a seus filhos, a ternura, a proximidade, a busca da verdade.” Ao longo do dia a programação foi marcada por discussões e trabalhos em grupo, com a memória das ações do segundo semestre e levantamento de prioridades para 2015.

Para encerrar os três dias de trabalho coletivo, na quarta-feira (03), houve apresentação dos inter-regionais, apresentação de indicativos para o próximo ano, além da definição de conteúdo e metodologia da próxima Assembleia Nacional.

Por Doroty Amaral :: Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira

No related posts.