Curso aprofunda diálogo entre Igreja e Sociedade, despertando as lideranças populares a uma formação política e cidadã ativa

 

A Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceira com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e o Colégio Cardeal de Arcoverde promovem o Curso de Formação Política e Participação Social voltado para lideranças populares de associações, conselhos municipais, Igrejas, pastorais sociais e sindicatos. O objetivo do curso é contribuir no processo de formação e fortalecimento de inciativas, a fim de mobilizar a participação popular na efetivação de política públicas.

Com o tema Igreja e Sociedade a Campanha da Fraternidade deste ano, espera aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo entre a Igreja e a sociedade. E o curso espera contribuir para a formação dessa sociedade com uma consciência cidadã e política ativa.

O Bispo Diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz, fala da importância do curso para a nossa diocese. “O curso é destinado a leigos e leigas das paróquias, representantes de associações, sindicatos que queiram participar e acompanhar a vida política, gestão pública, a participação dos vereadores, prefeitos nas questões públicas do nosso país e em sua cidade. Não temos vínculo com nenhum partido político, a realização é da nossa Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, com o apoio da Universidade Católica”, declara.

Com duração de 06(seis) módulos com aulas bimestrais que serão ministradas às sextas-feiras e sábados no Colégio Cardeal, município de Arcoverde, o curso traz como conteúdos principais – articulação e participação na gestão de políticas públicas, cidadania reflexo da participação política, papel do legislativo, executivo e judiciário. Durante o curso serão realizados intercâmbios, seminários e pesquisa em campo que serão realizadas durante as etapas de formação com certificado emitido pela Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP).

Sobre a Cáritas

Fundada no Brasil por Dom Helder Câmara em 1956, é uma das 164 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 178 entidades membro, 12 regionais e uma sede nacional e integra a Diocese de Pesqueira.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira é um organismo da Diocese de Pesqueira e tem como estratégia de ação fomento a promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável, defesa e promoção de direitos, mobilizações e controle social das políticas públicas e organização e fortalecimento da Rede Cáritas que compreende os espaço de convivência com Semiárido, Cáritas Paroquiais, grupos acompanhados voltados para Economia Popular Solidária.

 Curso de Formação Política e Participação Social

Inscrições : De 31 de janeiro a 22 de fevereiro de 2015

Início das aulas: 27 de fevereiro de 2015

Aulas presenciais bimestrais, às sextas-feiras e sábados, no Colégio Cardeal ,município de Arcoverde.

Investimento matrícula: R$ 50,00 (cinquenta reais)

Mais informações : www.diocesedepesqueira.org.br

 

Cáritas Diocesana de Pesqueira

Praça Comendador José Didier, s/n-Centro- Pesqueira

Telefone : 87 3835.2646

Acesse o folder com mais informações: Clique Aqui / folder

Por Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.