Uma década semeando cidadania aos mais empobrecidos. Esta é uma das conquistas da Cáritas Diocesana de Penedo, que neste mês de fevereiro, completa 10 anos de existência.

Para comemorar esta data, a Cáritas de Penedo, que integra a rede Cáritas Brasileira Regional NE2 realiza, nesta terça-feira (24), uma missa em ação de graças pelo aniversário. A celebração eucarística acontece às 18h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Mangabeira, no município de Arapiraca (AL). Em seguida, haverá o lançamento da pedra fundamental do Centro de Convivência, onde será construída a sede do Projeto Sementes da Cidadania, que é desenvolvido pela Cáritas.

Segundo a diretora da Cáritas Diocesana de Penedo, Claudineide Oliveira, a proposta é construir as novas instalações do Projeto num local mais amplo e que proporcione mais conforto para as 150 crianças e adolescentes atendidos. “Atualmente desenvolvemos ações sociais com filhos e filhas de catadores de materiais recicláveis, cujos pais trabalham no lixão de Arapiraca, no entorno da comunidade Mangabeira”, explicou.

Na programação ainda estão previstas duas apresentações culturais. Entre elas, o Coral Sons e Dons, e a Banda Força Jovem – composta por crianças e adolescentes do Projeto. Um lanche será servido e compartilhado com todos após as apresentações.

As comemorações devem contar com a presença do bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, representações do poder público, sociedade civil, voluntários, agentes Cáritas e representantes do PIAJ – Programa Infância, Adolescência e Juventude, da Cáritas NE2 e moradores da comunidade.

De acordo com Claudineide Oliveira, o sentimento é de realização. Para ela, nesses 10 anos em que a Cáritas vem atuando na comunidade Mangabeira, por exemplo, é visível o resultado desse trabalho na mudança de postura e pensamento das famílias, na articulação com o poder público, na aproximação com a igreja.

“Hoje as ações da Cáritas têm mais visibilidade dentro da diocese e na sociedade de Arapiraca. Nossa expectativa é continuar nesse ritmo de crescimento, ou seja, ampliando nossas ações. Esperamos caminhar mais junto do Setor Pastoral da nossa diocese, disse Claudineide.

Atuação: A Cáritas de Penedo atua há 10 anos junto à comunidade da Mangabeira. O público é formado por grupos de catadores de resíduos sólidos, e pelo Grupo Arte Mulher Mangabeira, que recebe apoio do Programa Regional de Economia Popular Solidária, da Cáritas Brasileira NE2. Com crianças, adolescentes e juventude a Cáritas tem atuado através do Projeto Sementes da Cidadania, e Protagonismo Juvenil, ambos recebem apoio da Cáritas Alemã e Suíça, e da agência de desenvolvimento Kindernothilfe – KNH Brasil. Vale ressaltar o apoio de pessoas voluntárias que doam um pouco do seu tempo, para que as ações do projeto aconteçam da melhor forma.

Por Assessoria de Comunicação Cáritas NE2.

No related posts.