A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou de 26 a 29 de março na cidade de Maragogi, Alagoas, seu Planejamento Operacional Anual 2015 (POA). Esse modelo de planejamento estabelece os objetivos que desejam ser cumpridos durante o ano, além de permitir que toda a equipe acompanhe as ações que estão sendo executadas diariamente.

No primeiro dia, divididos em três grupos, a equipe fez um resgate das atividades realizadas no ano de 2014, avaliando seus acertos, erros e aprendizados em todas as ações. Além disso, a apresentação dessa avaliação foi realizada em forma teatral.

“As lições que tiramos de cada uma das nossas atividades nos mostra o quanto já avançamos e onde precisamos melhorar e nos dedicar mais. Seja nas ações executadas e também nas relações internas e externas”, disse a Secretaria Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.

Na manhã do segundo dia, os agentes Cáritas participaram de oficinas temáticas: Gestão Administrativa com Elayne Paula e Erika Espindola do setor administrativo da Cáritas Regional Nordeste 2; Política de Comunicação da rede Cáritas com Kilma Ferreira, também do Regional NE 2; O papel do/a técnico/a na construção do conhecimento com Adeildo Fernandes (Dedé) que já atuou em movimentos sociais.

As oficinas tiveram como objetivo fazer com que os agentes Cáritas pudessem trocar experiências e extrair dos monitores das oficinas elementos para serem adicionados ao POA e atividades internas e externas da instituição.

Ainda no segundo dia, divididos em grupos, a equipe iniciou a construção o seu planejamento anual, atentos aos elementos extraídos das oficinas e tendo como norte as três prioridades estratégicas utilizadas pela Cáritas Brasileira, que são : Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável; Defesa e promoção de direitos, mobilizações e controle social das políticas públicas; Organização e fortalecimento da Rede Cáritas.

No terceiro dia, o Planejamento foi finalizado e apresentado para toda a equipe. Onde os participantes avaliaram e refletiram a importância do papel de ser um agente Cáritas.

“A Cáritas tem um papel social muito importante para a vida das famílias que são beneficiadas com as nossas ações. E estamos aqui para analisar nossas ações do ano passado e fazer com que elas sejam ainda melhores neste ano de 2015”, declarou a tesoureira da Cáritas, Santina Tereza.

O Planejamento Operacional Anual 2015 da Cáritas Diocesana de Pesqueira, foi encerrado com um amigo secreto onde toda a equipe pode se confraternizar. Participaram do planejamento a equipe Cáritas e sua diretoria.

A Cáritas tem como missão testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

   

Por Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.