Foi realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Colégio Santa Dorotéia em Pesqueira, o primeiro módulo do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social, uma parceria entre a Diocese de Pesqueira, Cáritas Diocesana de Pesqueira e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O curso tem objetivo de contribuir através de um processo formativo para o fortalecimento de iniciativas de articulação e participação popular na efetivação de políticas públicas e transformação social.

“Esse curso é rico porque existe sempre uma troca de experiência entre a comunidade e a Universidade”, falou Valdenice Raimundo, professora e representante da Unicap que acompanhou este módulo do curso de extensão.

No dia 24, a facilitadora e Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, trabalhou com o grupo a temática Políticas Públicas, convidando os/as participantes a decifrar o que cada um/uma entende pelo tema e como acontece na região em que vivem.

Entre os assuntos questionados estavam: O que é Política Pública? Quais são os espaços de discussão das políticas públicas existentes no município, região e estado? Qual a participação de cada um nesses espaços?

No dia 25, Ângelo Zanré, secretário regional da Cáritas NE2, trabalhou o tema Conjuntura Local – Participação Social – Espaços de Organização e Discussão das Políticas Públicas. Motivando os participantes a falarem sobre os direitos assegurados constitucionalmente, principalmente pela ótica da luta da sociedade civil e questionando os papéis dos Conselhos em nível municipal, estadual e nacional, como forma de envolvimento no processo de participação e controle social.

Como atividade de casa e entrega no próximo módulo os alunos devem identificar os Conselhos Municipais. Dentre eles, devem escolher dois para participar das reuniões e produzir relatórios das reuniões, incluindo entrevistas do presidente do conselho e membros.

O próximo módulo será realizado nos dias 19 e 20 de junho e terá como facilitador o Assessor Eclesiástico Pe. Fábio Pereira e trará como temas Política Ética e Democracia; Política e participação na vida social; Política: vida social e caminho pessoal.

A intenção é, com o curso, criar um espaço de troca de experiências voltadas para a realidade de cada pessoa, provocando uma leitura crítica e propositiva da realidade, discutindo a gestão de políticas públicas, valorizando as experiências existentes, contribuindo para o entendimento e a prática nos municípios.

Além de aprofundar a prática da cidadania, considerando o reflexo da nossa participação e intervenção no município, com certificado reconhecido pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

 

Por Núcleo de Comunicação e Articulação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.