A Cáritas Diocesana de Pesqueira pelo quarto ano consecutivo realiza a Campanha do Agasalho, e mais uma vez com o tema “Com sua solidariedade venha aquecer a vida de quem precisa”. No último dia 6, representantes das pastorais sociais , movimentos e organismos se reuniram para construir a campanha, onde de início foi feito um resgate da campanha anterior, a importância, a escolha das entidades e comunidades que receberam as doações, a quantidade de peças arrecadadas, a divulgação da campanha, e o mais importante o gesto concreto em servir ao próximo.

Ano passado foram arrecadadas mais de 4.000 peças , que foram doadas para diversos locais, como presídio masculino no município de Pesqueira, o presídio feminino da cidade de Buíque, o abrigo de idosos Lar Esperança de Vida Luiz de Oliveira Neves e pastorais sociais também em Pesqueira. Com recorde de arrecadação a Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, doou 2000 peças para a comunidades das Serra no município de Poção. Este ano a inciativa partiu das pastorais sociais que saíram na frente na arrecadação das peças, antes mesmo da campanha começar.

“ A campanha deste ano já começou pra nós. Nossos irmãos precisam de ajuda, e só um trabalho em conjunto surte efeito.Sozinho ninguém faz nada”, declarou Eduwaldo Leite, da Pia União de Santo Antônio.

Como construção deste ano os participantes realizaram um levantamento das áreas onde vivem pessoas em situação de exclusão social. Como sugestão participantes identificaram aldeias indígenas nas comunidades Cajueiro, Pau Ferro, São Pio X, Tiogó Sítio Guarda, os bairros de Angicos, Barra Nova, Bairro Stº Antônio, Caixa D’água, Loteamento JK, Pedra Redonda, Pitanga, Rua Nova/ Santa Terezinha, Vila Carimbó, Vila do Presídio, Xucurus e Pitanguinha. Como Comunidade quilombola sugeriram Negro dos Ossos, comunidades rurais pontuaram Carrapicho, Frexeira Velha, Mutuca, Salobro e Serrinha,e como organismos sugeriram Casa São Francisco, Comunidade Arca da Aliança, Cruzada Feminina e Projeto São Tarcísio.

Ao final foram encaminhadas algumas atividades, com prazos e responsáveis para a campanha. O período de arrecadação das peças, que já se iniciou, segue até o dia 15 de junho. A missa de lançamento da campanha , a nível de Diocese, ocorrerá dia 26 de maio na Catedral de Santa Águeda, e o gesto concreto para doação das peças arrecadadas ocorrerá de 21 de junho a 05 de julho, e cada Pastoral Social irá realizar a entrega nas comunidades , localidades e organismos sugeridas.

Casacos, calças, mantas, roupas infantis, cobertores, meias, luvas, cachecol, em bom estado podem ser doados. Além das doações nas Pastorais Sociais, as peças também podem ser doadas nos seguintes pontos: Sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Praça Comendador José Didier, s/n, Centro,Salão Paroquial Lux e Vita, Catedral de Santa Águeda ,Convento de São Francisco e Cáritas Paroquiais .

Participaram da reunião Apostolado da Oração,CEBs,Missionários,Pastoral da Criança,Pastoral Familiar ,Pia União de Santo Antônio,Renovação Carismática Católica,Secretaria de Assistência Social eSecretariado de Pastoral.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.