O grupo Juventude Solidária Quilombola, de Poço das Trincheiras (AL), foi o primeiro, entre nove empreendimentos, a receber, nos dias 19 e 20 deste mês, a equipe da Cáritas Regional NE2 para a oficina de elaboração de projetos de Economia Popular Solidária (EPS). Os outros oito empreendimentos também passarão por essa capacitação que visa à participação no projeto, em andamento, de fortalecimento de EPS executado pela Cáritas Brasileira, com recursos da União Européia.

Nessa primeira comunidade, o coordenador regional de EPS da Cáritas Brasileira, Joseílson Ferreira, teve a oportunidade de compartilhar, com os cerca de 20 jovens envolvidos, aspectos importantes sobre esse tipo de economia e ajudar no direcionamento do projeto que pretende fortalecer as atividades das hortas de produtos orgânicos e instalar um aviário comunitário. “Encontramos os participantes bastante motivados e confiantes na ampliação da renda obtida pelo grupo a partir da concretização do projeto. Eles esperam evitar o êxodo rural, formalizar o grupo e alguns deles pretendem voltar à escola para concluir os estudos e contribuir, assim, de forma mais qualificada”, destacou.

Atualmente, a horta comunitária fornece produtos orgânicos para 300 famílias da comunidade quilombola Alto do Tamanduá, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura. Há a expectativa de receber para esse projeto do aviário cerca de R$ 8 mil, vindos da União Européia. Além disso, são esperados apoios da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, da prefeitura local e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).

Após essa fase de apoio na preparação de projetos, os empreendedores passarão por oficinas de incidência política e articulação territorial, monitoramento e avaliação. Abaixo, seguem os nomes dos demais grupos e respectivas datas de cada uma das oficinas dessa etapa inicial.

. João Câmara (RN) – Associação Comunitária Indígena do Amarelão – 30/11 e 1º/12;

. Ouricuri (PE) – Centro de Articulação e Assessoria do Trabalho com Mulheres no Araripe – 1º e 02/12;

. Arapiraca (AL) – Casa de Caridade de Candomblé Ilé Axé Dará Xangó Oyá – 02/12;

. Entremoz (RN) – Associação do Ilê Xangó Agodó-Aixa – 02 e 03/12;

. Delmiro Gouveia (AL) – Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Araçá – 04/12;

. Caicó (RN) – Cáritas Diocesana de Caicó – 04 e 05/12;

. Maceió (AL) – Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió – 07/12;

. Alagoinha (PB) – Associação de Desenvolvimento Técnico da Região do Brejo Paraibano – 07 e 08/12.

Por Wagner Ferreira Cesario/ Assessoria de Comunicação do Regional NE2

No related posts.