Cerca de 90 jovens do Sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte, participaram do II Seminário de Políticas Públicas para Juventudes do Seridó, nesta quarta-feira (9), no Centro Pastoral Dom Wagner, na cidade de Caicó (RN). O evento foi organizado pela Cáritas Diocesana de Caicó, a Rede de Juventudes do Seridó e a Câmara Temática de Juventude do Território.

Durante o encontro, houve apresentações culturais, entre elas, a da Orquestra Filarmônica de São José do Seridó, palestras sobre as ações que são desenvolvidas para esse segmento e rodas de conversas sobre violência e extermínio de jovens, a realidade da juventude rural, formação de conselhos municipais e de rede articulação entre a população da faixa etária em questão. No evento, a secretária de Juventude do Estado, Divaneide Basílio, fez um recorte específico das políticas em andamento voltadas para a região.

Segundo a coordenadora da Cáritas local, Fabiana Silva, o resultado seminário foi positivo porque jovens oriundos do campo e da cidade estiveram presentes e colaboraram com as discussões. “Nós conseguimos reunir jovens envolvidos com a Igreja, mas também engajados em grêmios, sindicatos rurais, conselhos. Essa articulação tem rendido bons frutos, como a criação de Conselhos e organização de conferências municipais de Juventude”, destacou a coordenadora.

O evento faz parte do projeto “Juventude, Protagonismo e Políticas Públicas”, financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e contou com apoio da Secretaria de Juventude do Rio Grande do Norte, da Cáritas Brasileira, do Centro Marista de Juventude e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região.

Por Wagner Cesário | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2.

No related posts.