A equipe do escritório da Cáritas Regional NE2 e representantes de 11 entidades-membro participaram, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, do 1º Módulo do Curso de Capacitação em Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização, que construiu, nesse primeiro momento, o Marco Referencial Estratégico para os próximos quatro anos (2016-2019). O encontro foi ministrado pelo consultor Domingos Corcione, no Centro de Formação e Lazer, no Recife (PE).

Com discussões em grupo temáticos menores e, em outros momentos, com todos os participantes juntos, foi possível, a partir de 12 tópicos, estabelecer prioridades que serão norteadoras dos Planos Operacionais Anuais do quadriênio. No início desse módulo, foram levantados e discutidos problemas-desafios do próprio Escritório Regional e das entidades-membro, relacionados à gestão, programas e projetos, e também ameaças externas que podem influir direta ou indiretamente na Rede.

Com esse material consolidado, os participantes puderam estabelecer metas e indicadores dos resultados que esperam ver consolidados ao final desse período. Segundo o secretário Regional da Cáritas NE2, Angelo Zanré, esse momento de planejamento é um momento histórico no Regional NE2. “Pela primeira vez, num esforço coletivo, conseguimos pensar o marco referencial que vai nos orientar nestes próximos quatro anos, a partir da nossa realidade regional. E, com isso, podemos perceber que temos crescido no espírito de Rede”, destacou.

Ainda avaliando o primeiro módulo, Zanré reconhece, como destaque, das prioridades elencadas, a necessidade de aperfeiçoamento da estrutura da Rede. “Temos o desafio de melhorar nossa gestão, tanto do Secretariado quanto a das entidades-membro e darmos, a partir da nossa incidência pública, maior visibilidade às ações desenvolvidas na mídia, junto aos nossos financiadores e aos beneficiários”, considerou.

Na ocasião, a assessora da Cáritas Brasileira, Alessandra Miranda, participou do evento, dando contribuições para a construção do Marco, a partir do documento de referência do ponto de vista nacional. O próximo módulo do curso será ministrado nos dias 11 e 12 de março, quando serão definidas, a partir do Marco Referencial Estratégico, as ações do Planejamento Operacional Anual de 2016.

Por Wagner Cesário | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2.

No related posts.