A manhã desta sexta-feira (29) foi marcada pela visita de integrantes da equipe do Regional NE2 ao Aterro Sanitário de Aguazinha, em Olinda (PE), na Região Metropolitana do Recife. No local, fica a Associação dos Recicladores de Olinda (ARO). Esse momento foi motivado pela articulação da Arquidiocese de Olinda e Recife, que celebrará com a Santa Missa, presidida por Dom Fenando Saburido, no dia 10 de fevereiro, às 16h, a abertura da Campanha da Fraternidade 2016, no pátio em frente à associação.

Durante o encontro, foram discutidos detalhes sobre a celebração e também ações que podem ser desenvolvidas pela Igreja para a melhoria da atividade desenvolvida pela associação. Segundo padre Josenildo Tavares, coordenador de pastoral da arquidiocese, esse é um pontapé para a implantação da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife que, em parceria com o Regional NE2, poderá realizar iniciativas que dialoguem com a encíclica Laudato Si e com a própria Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é Casa Comum: Nossa Responsabilidade.

O coordenador do Programa de Economia Popular Solidária do Regional NE 2, Joseílson Ferreira, ressaltou, na conversa com os catadores e representantes da igreja local, que há interesse e disponibilidade da equipe da Cáritas para dar apoio à entidade, prestando apoio, por exemplo, na formação dos envolvidos dos pontos de vista jurídico, contábil e administrativo. “Já acertamos um outro momento com todos os associados que nos apresentarão as necessidades e, a partir daí, vamos buscar soluções para os problemas, de forma conjunta, e se possível com outras instituições”, destacou o gestor.

Estavam presentes, além do gestor do Regional NE2 e do padre Josenildo Tavares, a articuladora de EPS, Rosana Pontes, também da Cáritas, o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Hélio do Nascimento, o coordenador da equipe da Campanha, diácono João Alves, o presidente da Associação, Robson Ferreira da Silva, e catadores.

Por Wagner Cesário | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2.

No related posts.