A Cáritas Regional Nordeste 2 e outras quatro instituições lançam o manual “Violência no Espaço Escolar – uma proposta de intervenção”, na tarde desta quarta-feira (27), às 15h, no auditório da Fafire, no bairro da Boa Vista, região central do Recife.

A publicação, organizada pela pedagoga Patrícia Santos, é fruto do projeto “Redução de Violência no Espaço Escolar através do Protagonismo Juvenil no Nordeste Brasileiro”, iniciado há 3 anos e desenvolvido em 10 escolas públicas do Recife e de Olinda, em Pernambuco, e de Bayeux, na Paraíba. A partir das experiências exitosas, foi elaborado um roteiro de processos que tem como objetivo, no desenvolvimento das ações, favorecer a inserção dos estudantes no seu próprio contexto, estimulando a pesquisa e a criação de iniciativas, que melhorem os vínculos com seu lugar (escola/comunidade) e com as pessoas que eles convivem.

No lançamento, estão previstas as presenças de gestores e estudantes das unidades escolares acompanhadas, especialistas de organizações que atuam no enfrentamento à violência e representantes e educadores das instituições. Além da Cáritas Regional NE2, que atua em duas escolas da capital pernambucana, há também o envolvimento, nesse projeto, das organizações Ruas e Praças e Grupo Adolescer, ambas também em Recife (PE); Coletivo Mulher Vida, em Olinda (PE); e Serviço Pastoral do Migrante NE, em Bayeux (PB).

O projeto, bem como a publicação, contam com o apoio da Cáritas Alemã e da Cooperação Alemã.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira – Regional NE2

 

No related posts.