O 10o Encontro Nacional do Movimento de Fé e Política reuniu, em Campina Grande (PB), de 22 a 24 de abril, lideranças e fieis de diversas expressões religiosas do país. Os participantes, tomando como referência a política como ferramenta de transformação social, puderam, ao longo da programação, refletir e celebrar coletivamente a partir das contribuições da Região Nordeste.

A Cáritas Diocesana de Campina Grande participou da organização do evento que, além de mobilizar e discutir vários temas, à luz do tema “Bem Viver, Águas da Solidariedade, Sementes de Esperança”, também homenageou o centenário de nascimento de Dom Luiz Gonzaga, que foi bispo da diocese sede do evento no século passado e se destacou pelo diálogo ecumênico e inter-religioso.

Além dele, foram lembrados, na oficina sobre a caminhada da Igreja Católica no Nordeste, conduzida pelo bispo acompanhante das Pastorais Sociais da CNBB NE2, Dom José Luiz Salles, os nomes e as práxis pastorais de Dom Hélder Câmara e Padres Cícero e Ibiapina.

Segundo o agente Cáritas e assessor regional das Pastorais Sociais, Marcos Bezerra, a exposição dessas biografias foi associada aos atuais discursos do atual pontificado. “É importante ver que a caminhada, no chão nordestino, da Igreja tem relação com o que Papa Francisco tem nos ensinado e isso nos motiva a avançar nas nossas experiências”, salientou.

Nas atividades do evento, também participaram as Cáritas Arquidiocesana de Maceió e diocesanas de Palmeira dos Índios, Penedo, de Alagoas, Pesqueira, de Pernambuco, Caicó, do Rio Grande do Norte, e Guarabira, da Paraíba. Estavam também, como representações regional NE2 e nacional, Angelo Zanré e Jaime Conrado, respectivamente.

Outras diversas intervenções e contribuições foram dadas, no encontro, por cerca de cem alunos formados na Escola Regional Fé e Política Pe. Humberto Plummen, iniciativa que tem atuado, ao longo dos últimos 11 anos, na capacitação dos agentes pastorais.

 Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira – Regional NE2

No related posts.