Chamado de camponês ou camponesa, homem/mulher do campo, lavrador ou lavradora, entre tantas outras definições, o trabalho do agricultor e da agricultora é primordial para a sociedade, pois ele e ela produzem o alimento que partilhamos. No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação que vai à mesa da população. Fora do país não é diferente: a agricultura familiar tem uma grande importância na alimentação da população do mundo. E é nessa perspectiva que a Cáritas Diocesana de Pesqueira, Pernambuco, promoverá diversas atividades, por meio do evento “Agricultura Familiar: Nenhuma Família Sem Casa, Nenhum Camponês Sem Terra, Nenhum Trabalhador Sem Direitos”.

Na próxima segunda-feira, 25 de julho, celebra-se o Dia da Agricultura Familiar. Na quinta-feira seguinte, 28 de julho, o Dia do Agricultor. Para marcar as datas, será realizado o seminário “Agricultura Familiar: Conquistas e Desafios” no Centro Pastoral Dom Helder, a partir das 9 horas da quinta-feira. São esperados no local cerca de 100 agricultores e agricultoras que são lideranças em suas respectivas comunidades. “Pretendemos fazer um debate em torno do contexto atual. Houve conquistas significativas e de grande importância para a agricultura familiar. Precisamos celebrar, mas, sobretudo, reafirmar nossas propostas para o fortalecimento da agricultura familiar na região”, diz Neilda Pereira, secretária-executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

No mesmo dia, às 17 horas, será aberta a Feira da Agricultura Familiar na Praça Dom José Lopes, com a oferta de alimentos e artesanato. Já no dia seguinte, 29 de julho, acontecerá a tradicional caminhada pelas ruas de Pesqueira. A concentração inicia a partir das 8 horas, junto à Feira da Agricultura Familiar, com apresentações culturais e forró para receber 2 mil agricultores e agricultoras da região. A caminhada finalizará no Espaço Ford, onde será servido o almoço.

 Este ano, o evento ganhará um tom muito especial, pois homenageará in memorian o agricultor Nelson Gouveia, homem do campo que serviu ao povo e deixou uma grande marca nos corações daqueles que o conheceram. “A cada ano que realizamos esse momento de celebração e de reafirmação da luta dos agricultores e agricultoras no dia a dia, a Cáritas Diocesana de Pesqueira fica com a certeza de que precisamos contribuir na organização nas comunidades, na formação para as conquistas das politicas públicas e na participação efetiva nos espaços de controle social. Este ano em especial, iremos homenagear o Sr. Nelson, um agricultor membro da diretoria da Cáritas que sempre lutou em defesa dos agricultores e agricultoras da região”, avalia Neilda.

Serviço:

 Pelo terceiro ano consecutivo, a Cáritas Diocesana promove o evento com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade diante daqueles que não são reconhecidos e nem tampouco considerados como a principal mão de obra da nação. O evento pretende mobilizar 2 mil agricultores e agricultoras de vários municípios para juntos caminharem pelas ruas da cidade de Pesqueira.

 Seminário “Agricultura Familiar: conquistas e desafios”

Data: 28/07

Horário: 9 horas

Local: Centro Pastoral Dom Helder

Feira de Agricultura Familiar

Data: 28/07

Horário: 17 horas

Local: Praça Dom José Lopes

Concentração para a Caminhada da Agricultura Familiar

Data: 29/07

Horário: 8 horas

Local: Praça Dom José Lopes

Por Rosanny Barreto / Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira – PE

No related posts.