Nos dias 19 e 20 de agosto, pesquisadores, gestores públicos, representantes de pastorais e movimentos sociais dos nove estados do Nordeste Brasileiro estarão reunidos no Centro Mariápolis, em Igarassu (PE), no Seminário Regional Nordeste do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS).

Na programação, estão previstas palestras e trabalhos em grupo que irão avaliar o cenário atual da região no que diz respeito aos impactos socioambientais motivados pelas mudanças climáticas. Ainda serão discutidas as possibilidades e compartilhadas experiências de resistência e alternativas contra os problemas vivenciados pelas comunidades atingidas por enchentes e pelo processo de desertificação.

O tema do seminário regional em questão é “Mudanças Climáticas no Nordeste: Homens e Mulheres na construção de alternativas”. Outras regiões do país, ao longo de 2016, estão também discutindo as realidades locais que serão levadas para debate, posteriormente, no Seminário Nacional que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro, em Brasília (DF).

Entre as entidades que organizam estão a Cáritas Brasileira – Regionais NE2, NE3 e Piauí, Serviço Pastoral dos Migrantes, entre outras.

Fórum

O Fórum de Mudanças Climáticas visa contribuir para o desenvolvimento de políticas afirmativas de proteção ao clima no Brasil; fortalecer e manter em funcionamento uma rede de organizações da sociedade civil (parceiros da Misereor e outras organizações) que trabalham sobre o tema das Mudanças Climáticas no Brasil e América Latina; cobrar a responsabilidade do poder público para políticas públicas efetivas de proteção ao clima; aumentar o nível de conhecimentos nas organizações integrantes da rede e na sociedade brasileira sobre as causas das mudanças climáticas e sobre estratégias e abordagens para enfrentá-las.

Serviço

Seminário Regional Nordeste do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS)

Dias 19 (8h30 às 18h) e 20 (8h30 às 12h) de Agosto de 2016

Centro Mariápolis – Igarassu (PE)

Fonte: Seminário Regional sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social do Nordeste

No related posts.