O segundo dia do Inter Nordeste foi iniciado com uma oração conduzida pelo Regional Maranhão, relembrando os momentos vivenciados ontem, com destaque para a experiência na Comunidade ecumênica da Trindade, que acolhe moradores de rua e os ajudam a recuperar a sua identidade e autoestima. Os(as) participantes do Inter celebraram junto com essa comunidade, ouviram depoimentos de moradores de rua e partilharam o alimento. O sentimento coletivo foi de que a “Trindade é um ponto de luz e de apoio para os(a) que têm fome de pão e sede de justiça”.

Envolvidos(as) nessas lembranças renovadoras, o evento seguiu seu curso com a apresentação de Luiz Cláudio Mandela, atual diretor executivo da Cáritas Brasileira, sobre o Marco Estratégico da Cáritas Internacional e a sua relação com a temática central do V Congresso da Cáritas Brasileira – “Pastoralidade e Transformação Social”. Ele falou sobre a importância de tentar fazer esse alinhamento entre as prioridades estratégicas da Cáritas em âmbito internacional e nacional, considerando que as prioridades institucionais da Cáritas Brasileira estão em processo de reavaliação para os próximos cinco anos.

Dando continuidade ao evento, os(as) representantes de cada Regional se dividiram em grupos para aprofundar o debate sobre os avanços, desafios e propostas relacionas às temáticas (juventudes, economia popular solidária, convivência com o semiárido e relações de gênero) selecionadas nas caravanas regionais. As reflexões dos grupos serão sistematizadas e levadas para o congresso nacional.

O Inter é um espaço de debate e também de vivências e intercâmbios, por isso, na parte da tarde de hoje, as pessoas terão a oportunidade de conhecer a experiência de resistência e luta do Quilombo Rio dos Macacos, que é uma comunidade localizada na região metropolitana de Salvador/BA.

O evento continua até amanhã com a avaliação do Plano Quadrienal da Cáritas a partir das prioridades, princípios e diretrizes institucionais e de construção dos encaminhamentos para o Congresso Nacional.

Por Iasmin Santana (Comunicadora do Regional Nordeste 3)

No related posts.