A celebração eucarística de abertura do V Congresso Nacional da Cáritas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que teve transmissão ao vivo pela TV Aparecida, foi presidida por dom Luiz Demétrio Valentini, atual bispo emérito de Jales/SP e que atuou como presidente da Cáritas Brasileira por 16 anos. Na saudação inicial da missa, foi feita referência ao jubileu de 60 anos da Cáritas no Brasil.

Dom Demétrio cumprimentou a assembleia dizendo da alegria do momento, da oportunidade do reencontro e do sentimento de comunhão da eucaristia. O bispo reforçou as reflexões feitas durante o painel que ocorreu antes da missa, sobre os 60 anos de solidariedade da Cáritas, e lembrou das iniciativas da entidade, como o apoio às vítimas do terremoto e, mais recentemente, do furacão no Haiti. Ele lembrou que a ação foi organizada em poucos dias, demonstrando o empenho da Cáritas em assumir a articulação dessa campanha.

O encerramento da celebração foi com uma saudação à imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu todos os regionais da Cáritas Brasileira durante a trajetória de preparação para o V Congresso Nacional, e que retorna agora para o santuário. Junto à saudação para a Padroeira do Brasil, os celebrantes entoaram um “Viva Cáritas!”.

Por Rede de Comunicadores e Comunicadoras da Cáritas Brasileira
Reportagem: Iasmin Santana
Fotos: Jose Hermes

No related posts.