Com o objetivo de fortalecer as ações em Rede, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 realizou, nos dias 18 e 19 de fevereiro, no auditório do Hotel Vila Rica, em Caruaru (PE), o Planejamento Operacional Anual (POA) 2017. Além de representantes das entidades membros, o encontro também contou com a presença do assessor do Secretariado Nacional, Jaime Conrado.

O POA teve início com uma mística em que a perspectiva da partilha foi o mote central, baseando-se em um trecho do texto bíblico do livro Atos dos Apóstolos. Na passagem bíblica, foi refletida a realidade dos primeiros cristãos que dividiam tudo em comum. O objetivo foi fortalecer a Rede Institucional, a partir da troca de experiências, assim como estimular as pessoas a partilharem aquilo que elas têm de melhor com os outros.

Na sequência, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer o novo Marco Referencial da Cáritas Brasileira, aprovado no V Congresso, em novembro do ano passado. A partir disso, os agentes Cáritas foram divididos em quatro grupos, sendo que, em cada um deles, foi tratada uma Orientação Estratégica diferente. Nas discussões, utilizando a Matriz do POA, surgiram propostas de atividades para 2017 sobre cinco tipos de área de atuação: Economia Popular Solidária, Convivência com os Biomas, Programa de Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), Migração e Refúgio e, ainda, Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos.

Entre várias atividades propostas pelo grupo de trabalho, está a realização de um seminário regional sobre a “Sociedade do Bem Viver”, a fim de que tanto os agentes Cáritas do Secretariado Regional quanto aqueles/as que estão nas entidades membro se empoderem do assunto.

Além das Orientações Estratégicas que fundamentaram o Planejamento Operacional Anual, os grupos de trabalhos utilizaram também o Marco Referencial Estratégico da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 na construção de todos os encaminhamentos. No dia seguinte, houve a socialização dos trabalhos realizados por cada grupo na plenária ampliada.

De acordo com o secretário regional, Angelo Zanré, o POA teve um clima de trabalho sereno entre o Secretariado Regional, o Conselho Consultivo e as Entidades Membro, inclusive com boa participação, apesar de algumas delas não terem comparecido. “Fico feliz com os resultados que alcançamos, pois foram produtivos. Percebi que os grupos se interessaram para saber mais sobre a Sociedade do Bem Viver, e, por isso, realizaremos um Seminário Regional. Na Rede do Regional Nordeste 2 há trabalhos que contemplam esta temática, mas agora estamos diante de uma mudança de nomenclatura”, afirmou.

A mística de encerramento reuniu todos e todas ao redor de uma grande rede de pesca, para simbolizar o compromisso que cada agente Cáritas tem com o próximo, a fim de que a Rede esteja sempre segura e fortalecida.

 Lançamentos

Durante o evento, na perspectiva de defesa de direitos, a equipe de comunicação do Regional NE2 apresentou a campanha “Nenhum Direito a Menos” que tem como objetivo mobilizar a Rede e a sociedade, de um modo geral, contra qualquer tipo de retrocesso nas conquistas da população brasileira. Na ocasião, ainda foi exibido o vídeo-documentário sobre a Caravana da Solidariedade que percorreu os quatro estados do território regional em preparação ao Jubileu de 60 anos da Cáritas Brasileira.

No campo da mobilização de recursos, o coordenador regional, Célio Meira, também tratou sobre a campanha dos cofrinhos que vai contar com a participação de toda a Rede a fim de angariar recursos para desenvolver, a cada ano, uma ação social escolhida pelas organizações membros.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2 

No related posts.