Centenas de pessoas participaram, no último domingo (26), da Caminhada das Águas, na Barragem das Tabocas, em Belo Jardim (PE). A iniciativa foi um gesto concreto de encerramento da Semana da Água e a mobilização do público foi realizada pela Cáritas Diocesana de Pesqueira.

A atividade também foi uma forma de vivenciar a Campanha da Fraternidade 2017 que traz como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”. O bispo diocesano, Dom José Luiz Salles, idealizador do evento, não só motivou os presentes a refletirem sobre a escassez da água, mas também em relação à “Casa Comum”, visto que, no local, foram encontradas garrafas tipo PET e outros resíduos sólidos espalhados.

“A natureza só vai mudar quando nós humanos mudarmos. Nós, enquanto Igreja, devemos nos unir e cuidar do meio ambiente. Por isso, irmãos e irmãs, que essa caminhada não fique apenas por aqui, mas que possamos levar para o nosso dia a dia, nossa casa, nossa comunidade, a importância da preservação da nossa ‘Casa Comum’”, disse o bispo.

Na ocasião, ele também citou nomes importantes de figuras que levaram em seu legado a esperança de dias melhores, entre eles, São Francisco de Assis, Padres Cícero e Ibiapina, fazendo uma alusão à crise econômica, política e social que o país vem enfrentando e que a Igreja precisa se mobilizar e não permitir que os direitos sejam violados.

Durante a caminhada com destino à Barragem Tabocas, usando chapéus de palha na cabeça, os participantes cantaram e louvaram com a esperança da vinda das chuvas e com o desejo de rever o reservatório transbordando no paredão. Estiveram presentes os padres Geraldo de Magela e José Edson, e agentes das Cáritas Paroquiais e da Cáritas Diocesana, além de leigos e leigas.

No encerramento, Dom José entregou mudas de árvores nativas às representações dos municípios e pediu para que as pessoas não apenas plantassem, mas que pudessem se reunir para rodas de conversa, que promovam atitudes concretas de cuidado com a natureza.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações e fotos de Rosanny Barreto, da Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.