A Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e a Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA) vão realizar, na próxima quinta-feira (30/03), a partir das 8h, no Centro de Treinamento Diocesano Pio XII, em Palmeira dos Índios (AL), um Encontro Estadual de Educação Contextualizada. O evento faz parte do Programa Cisternas nas Escolas.

O objetivo do evento é celebrar os 10 anos de existência da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido (Recasa), com destaque especial para a necessidade de efetivação da Política de Educação Contextualizada com o Campo e para a Convivência com o Semiárido.

No âmbito da discussão, a programação do evento conta com dois painéis. O primeiro deles, tratará das diversas faces que compõem o Semiárido na luta por uma educação contextualizada, a partir dos povos indígenas e quilombolas. A assessora pedagógica da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA/AL) e integrante do Coletivo Macambira, Simone Lopes, coordenará o momento.

No segundo painel, a discussão versará sobre a educação contextualizada no Projeto Cisternas nas Escolas, no que se refere aos desafios e a Política de Acesso à Água no Semiárido. Além disso, a interface  da agroecologia no currículo das escolas do Semiárido é outro assunto que também vai nortear o debate. A discussão será mediada pela integrante da Associação de Agricultores Alternativos, Cristianlex Soares, e contará com a presença do coordenador nacional do Programa Cisternas nas Escolas, Rafael Neves, e do integrante da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, Alexandre Eduardo.

A programação do evento conta, ainda, com visita aos estandes, apresentação teatral e o lançamento do Programa Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como estratégia para o fortalecimento da Identidade Cultural do Semiárido.

Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

 

No related posts.