Na última sexta-feira (31/03), agricultoras participaram de uma oficina sobre decoupage em garrafas de vidro, promovida pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, no Sítio Quati, em Caetés (PE). A formação foi ministrada pela artesã Célia Pontes.

A capacitação teve início com uma mística, que foi baseada na leitura da Parábola dos Talentos, extraída do Evangelho de São Mateus. Em seguida, houve a apresentação das participantes e da proposta da oficina, que, além de ensinar um novo ofício para as mulheres, também visa a geração de renda.

Com luvas nas mãos, tintas e garrafas de vidro, as agricultoras tiveram a oportunidade de exercitar o bom gosto para a decoração por meio de muita criatividade. No final da oficina, foram produzidas várias decoupages, com estampas de flores, animais, tons metálicos e dourados.

De acordo com Célia, dependendo da matéria-prima utilizada e do tempo dedicado à confecção da decoupage nas garrafas de vidro, as alunas podem comercializar os acessórios de decoração por um valor que varia de R$ 10 a 15 e, dessa forma, garantir um aumento na renda mensal de cada artesã.

A avaliação do curso foi positiva entre as participantes e a expectativa é que novas formações sejam realizadas. A confecção de sapatos para recém-nascidos foi a escolha da próxima capacitação, que deverá ser realizada com as gestantes da comunidade.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

 

No related posts.