Nos últimos anos, centenas de ações sociais foram beneficiadas em todo o Brasil com recursos vindos da coleta da Campanha da Fraternidade. No edital de 2016, por exemplo, foram 164 projetos aprovados, dentre eles, os das Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios (AL) e de Pesqueira (PE).

A Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a cada ano, além de uma temática específica para ser refletida no âmbito comunitário, traz a oportunidade aos fiéis católicos de contribuir, em dinheiro, na oferta das Missas do Domingo de Ramos. O gesto concreto, no dia que marca o início da Semana Santa, tem o significado de busca de renovação, por meio da solidariedade, a caminho da Páscoa, celebração mais importante para os cristãos. Em 2017, a coleta será feita nas celebrações do próximo domingo (9).

Esses recursos são arrecadados pelas dioceses, em toda a parte do país, que encaminham 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os outros 60% ficam nos territórios diocesanos para financiar projetos locais. A partir disso, por meio de um edital, lançado anualmente, as organizações de todo o país podem apresentar propostas que são submetidas a um comitê que faz a seleção.

Projetos apoiados

No edital 2016 do Fundo Nacional de Solidariedade, foram aprovados, no território da Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE), os projetos “Mulheres Construindo Cidadania”, da Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis, “O Bailado na Transformação Social”, da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, e “Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro”, da Cáritas Interparoquial Sagrada Família. E a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios (AL) foi contemplada com a iniciativa “´Eis que eu vejo uma pequena nuvem, como a mão de um homem’: Campanha de apoio a implementação de Tecnologias Sociais para acesso a água”.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

Foto de Rosanny Barreto | Cáritas Diocesana de Pesqueira

No related posts.