Agentes Cáritas, integrantes de pastorais sociais, moradores da comunidade Jardim Alagoas e representantes de outras organizações celebraram a inauguração, no último sábado (1º), do Telecentro Judite Rocha, no bairro do Pinheiro, em Maceió (AL).

Segundo o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, Ângelo Máximo, o projeto surgiu a partir do momento em que a comunidade o procurou a fim de resolver a necessidade de ter um núcleo de inclusão digital. “Estamos nos organizando para que, neste espaço, crianças, jovens e adultos tenham acesso à formação voltada para o mundo digital, realizando pesquisas e trabalhos escolares, elaboração de currículos”, destacou.

Na região, já havia sido desenvolvida uma ação do Programa Infância, Adolescência e Juventudes anos atrás. A assessora regional do Programa, Bibiana Santana, salientou a importância da retomada das iniciativas nessa região, sobretudo, em relação ao público mais jovem. “Se por um lado a comunidade é ameaçada pelas condições de vulnerabilidade social, há, por outro, gente interessada em ajudar, em reverter o quadro e precisamos aproveitar esse potencial de engajamento comunitário”.

O telecentro faz parte do projeto “Transformação e Inclusão Digital” e foi implantado no Centro Pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga. E, antes de dar o pontapé aos trabalhos, o pároco, padre José Aloísio, abençoou o local e os presentes.

Participaram também representantes das Cáritas Diocesanas de Penedo e Palmeira dos Índios que integram o Fórum Cáritas Alagoas.

Projeto

O telecentro é uma ação apoiada pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Circuito Jovem do Instituto Marista, responsável pela doação dos 11 computadores. Houve também parcerias com a Pastoral da Pessoa Idosa e Conselho Indigenista Missionário, nos níveis arquidiocesano e paroquial.

O nome dado ao centro é uma homenagem a Judite Rocha que, durante muitos anos, atuou como agente de pastoral na comunidade e que já faleceu.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações e fotos cedidas pela Cáritas Arquidiocesana de Maceió 

No related posts.