O Regional Nordeste 2 realizou, na última quarta-feira (12), um Retiro Quaresmal, na Colônia Salesiana dos Padres, em Jaboatão dos Guararapes (PE). O encontro, que teve o objetivo de preparar os agentes Cáritas para um momento tão significativo da fé cristã, que é a Páscoa, foi conduzido pelo teólogo popular Isaías Torquato.

Com bases referenciais em trechos de textos bíblicos, nas Campanhas da Fraternidade 2017 e Nenhum Direito a Menos, a metodologia do encontro, que foi pautada no tripé ver, julgar e agir, possibilitou que os agentes Cáritas pudessem rever a própria trajetória de vida, a partir da experiência orante.

O exercício de olhar para a própria vida culminou no momento posterior, que levou os participantes a refletirem o contexto atual, principalmente no que se refere à possível retirada de direitos, à violência contra a mulher e aos jovens. Dessa forma, a partir da reflexão pessoal e comunitária, os participantes puderam fazer gestos semelhantes aos de Jesus, como o ato de lavar os pés, em uma postura de serviço, e da partilha do pão, para indicar a comunhão fraterna.

Para a coordenadora do Programa de Infância, Adolescência e Juventudes, Bibiana Santana, o retiro quaresmal cumpriu com sucesso a proposta. “Acredito que a metodologia utilizada, a partir da música, foi algo que ajudou as pessoas a desacelerarem e a adentrarem na mística do encontro. Foram trazidos elementos que nos fizeram refletir, como o ato de lavar os pés e a partilha dos pães, inspirados na vida de Jesus”, afirmou.

De acordo com Márcia Medeiros, a diversidade entre o público foi um aspecto que enriqueceu o encontro. “Todas as pessoas foram envolvidas. A exposição de sentimentos e o modo de cada um e cada uma ver as coisas, a partir das próprias convicções e experiências, engrandeceram esse momento de espiritualidade”, destacou a articuladora.

Como um gesto concreto de solidariedade, cada agente Cáritas doou um quilo de alimento não perecível para a Campanha SOS Alagoas, que é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, para ajudar famílias carentes.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Fotos: Wagner Ferreira e Laryssa Pontes 

No related posts.