Uma cerimônia realizada, na última quinta-feira (20), no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, marcou a instituição da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife. Dessa forma, a rede que compõe o Regional Nordeste 2 passa a contar, oficialmente, com 18 entidades membros. Na ocasião, estiveram presentes o arcebispo Dom Fernando Saburido; o coordenador das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral, padre Josenildo Tavares; o secretário regional, Angelo Zanré, e agentes de pastoral da Arquidiocese.

Durante as boas-vindas, o coordenador da Comissão Arquidiocesana da Caridade, Justiça e Paz, padre Hélio Nascimento, lembrou das etapas vivenciadas até chegar ao momento solene de instituição da entidade membro. O sacerdote comparou o processo de formação a um matrimônio. “No decorrer de quase dois anos, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho e de nos integrar às dinâmicas da Cáritas. Por isso, depois de termos vivenciados todos esses passos, é com grande alegria que, hoje, celebramos esse casamento entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Regional Nordeste 2”, afirmou.

Em seguida, o padre Josenildo Tavares destacou a importância do momento para a história da Arquidiocese e ressaltou o papel que a Cáritas desempenha na sociedade. “Estamos aqui, hoje, para provar que Deus é amor e é este amor ao próximo que norteará os trabalhos da Cáritas Arquidiocesana. Primeiro, por meio do cuidado aos pobres e depois por lembrar da nossa fidelidade ao Evangelho. A Cáritas é, também, presença solidária e mobilizadora, que busca animar os espaços democráticos e participativos. Ela vem reforçar o cuidado aos excluídos”, explicou.

Na ocasião, o secretário regional, Angelo Zanré, falou sobre a missão institucional e destacou a alegria em ter uma organização membro no mesmo território da sede do Regional. “Trata-se de um momento histórico. A Cáritas significa amor em movimento. Temos a missão de defender todas as formas de vida e também aqueles que estão em situação de risco. Quero enfatizar, aqui, a alegria por ter uma entidade da rede localizada na mesma cidade em que estamos sediados e, a partir disso, ressalto a importância de trabalharmos em conjunto”, disse.

Durante o discurso, dom Fernando Saburido expressou a gratidão à todas as pessoas que se empenharam para que a organização membro fosse criada. “Esse momento é motivo de ação de graças. Quero expressar, aqui, de forma especial, minha gratidão a todas as pessoas que trabalharam e continuarão a trabalhar para que a Cáritas Arquidiocesana seja uma realidade entre a gente. Vamos começar na simplicidade e estamos muito dispostos a lutar para que tenhamos uma boa atuação”, concluiu.

Após a mesa, foi realizada a leitura e a aprovação do Estatuto da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife e, em seguida, foi apresentada os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal.

Veja, abaixo, a composição da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife:

Assistente Eclesiástico – Pe. Hélio Nascimento
Presidente – Pe. Joatan Santos
Vice-presidente – Douglas Moraes
Secretário – João Filipe Silva
Vice-secretária – Luciana Valença
Tesoureira – Luzia Cabral
Vice-tesoureiro - Diácono Silvio Mário Silva

Conselho Fiscal

Marcos Antônio Cavalcanti
Sebastiana Fonseca
José Valdomiro da Cruz

Conselho Fiscal Suplente

Lenylson Freitas
Deise Arruda
Valter Filho

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 2
Fotos: Wagner Cesário e Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife (Pascom) 

No related posts.