Moradoras de comunidades rurais do município de Monteirópolis, no sertão alagoano, participaram, no último dia 21, de oficina de produção de sabão caseiro. As mulheres envolvidas nessa atividade são mães de crianças acompanhadas pelo projeto Sementes do Futuro, da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios.

No encontro, elas puderam aprender como reaproveitar o óleo de cozinha para, além de evitar a degradação do meio ambiente com o descarte do insumo, também podem ter uma nova fonte de renda.

A iniciativa, segundo a coordenadora, irmã Lourdes Santana, é uma oportunidade para educar, de forma diferenciada, a sociedade na perspectiva de cuidado com a natureza.

Sementes do Futuro

Em andamento, as atividades do projeto pretendem oferecer às crianças, em condição de vulnerabilidade social, e a suas famílias, condições de repensar a vida comunitária a partir da discussão de temas, como reciclagem, agroecologia, associativismo, entre outros. Os monitores que conduzem, semanalmente, os encontros são jovens das próprias comunidades. Faz parte da proposta do Sementes do Futuro montar mini viveiros, nas comunidades, para criação de plantas frutíferas próprias da região.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios

No related posts.