Estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru, conheceram, na última sexta-feira (26), a experiência de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2. O convite foi feito pela professora Geovana Mesquita, que leciona a disciplina sobre Comunicação Comunitária para a turma de alunos. A palestra foi ministrada pelo jornalista e agente Cáritas, Wagner Cesario.

Na ocasião, os estudantes puderam conhecer os três pilares que estruturam a comunicação da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, no âmbito institucional e para as mobilizações social e de recursos.

De acordo com Wagner, além da troca de conhecimentos, o diálogo interinstitucional, promovido a partir da palestra, evidencia também a visibilidade da organização mediante os diferentes espaços. “A participação da Cáritas, em ambientes e ocasiões como essa, além de fortalecer e cumprir uma das estratégias previstas na Política Nacional de Comunicação, que é a busca pela visibilidade, também mostra ao público externo a experiência comunitária, que permite que as pessoas falem e, ao mesmo tempo, se percebam”, pontuou.


Encontro da Comissão Regional de Comunicação

No sábado (27), foi realizado o encontro da Comissão Regional de Comunicação, no auditório do Hotel Vila Rica, em Caruaru. Na ocasião, estiveram presentes os assessores de comunicação e mobilização de recursos do Secretariado e também comunicadores/as das organizações membros.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento da comunicação da Rede Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e também a articulação de iniciativas que contribuam para a visibilidade institucional, mobilizações social e de recursos.

Para a agente da Cáritas Diocesana de Caicó, Fabiana Silva, o encontro ampliou ainda mais o debate sobre a comunicação como uma ferramenta estratégica. “Muitas vezes, os comunicadores/as trabalham sozinhos/as. Se a gestão não estiver convencida que esse trabalho é fundamental, muitos processos serão fragilizados”, afirmou.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2

No related posts.