Começa nesta sexta-feira (09) e vai até o próximo domingo (11), no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca (PB), o Seminário Regional de Formação “Construindo a Sociedade do Bem Viver”. A atividade é uma realização da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e faz parte de um conjunto de ações, que foram estabelecidas entre o Secretariado, o Conselho e as Organizações membros durante o Planejamento Operacional Anual (POA), realizado em fevereiro deste ano, na cidade de Caruaru (PE).

De acordo com o secretário regional, Angelo Zanré, o objetivo do evento é fazer com que o debate tenha continuidade nas bases. “Além de aprofundar as discussões sobre a temática, o maior objetivo desta formação é tornas as pessoas que são colaboradores/as e voluntários/as em agentes multiplicadores/as desse novo conceito, que o Bem Viver, nas Organizações membros que compõem a nossa Rede”, afirmou.

A programação do evento conta com quatro mesas de diálogos. Em cada uma delas, pesquisadores/as irão facilitar a compreensão da temática, no que se refere ao conceito, implicações, perspectivas, mas também abordarão o Bem Viver mediante três aspectos: econômico, a partir da crise dos modelos produtivos e da economia solidária; ambiental, sob a ótica das mudanças climáticas e agroecologia; e, finalmente, do ponto de vista social, que refletirá sobre a conjuntura e os desafios para as Pastorais Sociais.

Entre os/as pesquisadores/as convidados/as que irão facilitar os debates estão: o professora Pedro Ribeiro (Movimento Nacional Fé e Política); as professoras Alzira Medeiros (CFES NE) e Carolina dos Anjos (UFPR); e o filósofo e teólogo Ivo Poletto (Fórum de Mudabças Climáticas e Justiça Social).

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2.

No related posts.